sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Guerrilla Gardening com Hortas?

Guerrilla Gardening, para quem não sabe é basicamente reaproveitar, embelezar ou utilizar uma porção de terra 'abandonada' pelos seus donos legais (normalmente a junta ou câmara) e se encontra em estado de deterioração. É ilegal, pois o terreno não é nosso, mas é por uma boa causa, em princípio. Depende das intenções dos 'gardners' certo? pode ter por objectivo só embelezar, ou então provocar as autoridades. Estas acções ocorrem normalmente de noite por razões obvias. A Comunidade de Portugal, tem organizado algumas iniciativas, mas ainda não é um conceito muito divulgado no nosso país. Aparece-me sempre na cabeça a imagem de plantar girassóis na entrada de uma esquadra da polícia e vê-los germinar, claro pura fantasia.


"Turning abandoned eyesores around town into thriving botanical displays that brightens the community is a noble action, but the idea of planting free food in a community is a brilliant idea." Citação do site.

E isto leva-me a outra ideia muito interessante, a das Hortas comunitárias. Que pode-se considerar uma espécie de Guerrilla Gardening, quando feito em locais abandonados e 'no limbo entre juntas e câmaras'.  A ideia de ter uma horta que é cuidada por várias pessoas, e depois os 'frutos' da mesma serem partilhados entre a comunidade parece-me uma ideia excelente, para além disso trata-se de uma agricultura biológica e sustentável, promovendo uma alimentação mais saudável, livre de químicos e aditivos artificiais, característicos dos produtos que compramos no supermercado, é de facto uma maneira de melhorar a nossa saúde, poupando dinheiro(+ info).

Mas, como encontrar um terreno assim, no meio de uma cidade, com boa terra, tamanho considerável e acima de tudo conseguir materiais e pessoas para se juntarem neste projecto? É preciso persistência e paciência.
 Temos o exemplo de uma horta comunitária em Monte Abrão, com um blog a relatar os avanços e a convidar quem quiser para ajudar na horta. Uma inspiração de certeza.

Um plano para o futuro? Who Knows.

Sem comentários:

Enviar um comentário