quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1 Euro por dia

Há pouco tempo, deparei-me com o facto de que mais do que 1,2 mil milhões de pessoas vivem com menos de um euro por dia. Cerca de 20% da população do planeta terra.
Pergunto-me como será possível viver com essa quantia reduzida de dinheiro por dia, de certo que estamos a falar principalmente em pessoas que vivem em países do terceiro mundo, em zonas isoladas, sem cuidados médicos, água potável, luz, etc. Aquilo que pessoas como eu têm como garantido (apesar de ser da lista "S\ Médico").

"Todos os anos, perto de 11 milhões de crianças morrem antes do seu quinto aniversário e todos os dias 800 milhões de pessoas vão para a cama com fome."

 

A esperança média de vida no continente africano é de apenas 52 anos (em Portugal é 77), a  taxa de analfabetismo situa-se nos 40% (contra os 25% a nível mundial). E ainda temos a epidemia de SIDA.

 Mas não é nada que nunca tenha ouvido, graças as diversas campanhas existentes ao longo dos anos, para beneficiar estas pessoas.

 

Da próxima vez que for ao supermercado, vou tentar que a minha conta não passe de um euro, e tentar trazer algo que alimente e seja barato.


É claro que os preços, condições e acessibilidade dos produtos não tem nada a ver com o que se vive num pais subdesenvolvido, mas no entanto continuo com a minha curiosidade.

 

Tudo isto para tentar perceber, algo que não se pode explicar. O que é ficar todos os dias com fome? O que é não ter dinheiro nem forma de encontrar comida?

 

(FAO - UN)        A cada minuto, 12 crianças morrem de fome

 -----

went shopping

5 carcaças, 1,5 L de água, uma couve e cenouras, e lá se foi o meu Euro.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário